As transformações tecnológicas vêm alterando a dinâmica de vários mercados. No setor automobilístico, essas mudanças tendem a favorecer os consumidores, uma vez que a tecnologia aprimora a qualidade dos produtos.
Infelizmente, no entanto, essas alterações nem sempre são positivas. Muitas vezes, as novas tecnologias impõem aos consumidores que eles assumam mais riscos. Isso decorre quase sempre da privação de informações, pois nem sempre os consumidores recebem a totalidade das informações técnicas relacionadas a um determinado produto.
No Brasil, o ritmo dessa evolução industrial, combinado com um cenário regulatório às vezes defasado, imputa uma série de ônus aos consumidores, inevitavelmente levantando várias questões jurídicas.
Entendemos ser vital que os consumidores antecipem, compreendam e respondam rapidamente a todos os desafios que se colocam para eles no exercício de direitos básicos, devidamente garantidos pela lei.
É membro da Comissão de Direito de Energia da OAB/SC, frequentando as reuniões da Câmara de Energia da FIESC.